No passado dia 9 de Junho, teve início mais um campeonato das chegas de bois de raça barrosã em Montalegre.
Tiveram lugar duas chegas que não sendo espectaculares, deram para ver alguma coisa. No dia 10, houve mais duas que foram decepcionantes, com os bois a fugirem sem sequer darem a cabeça, uma desilusão para quem não sabe o que são as chegas e às vezes vai de muito longe para ver.
Sei por experiência própria, que o espectáculo das chegas é imprevisível, quando se espera mais às vezes não é quando sai melhor, só quem não anda nisso é que não sabe.
Porém, na minha opinião, os bois que não estão reconhecidos como lutadores, deviam prestar provas antes da competição. Devia haver uma espécie de pré-eliminatória, antes de serem inscritos. Há bois que não enganam, ou não possuem características próprias ou não têm perfil de lutadores. Um boi turrador nem sempre é aquele animal bem estampado e de feições perfeitas que gostamos de ver nos concursos pecuários.
Uns tempos antes, deviam fazer um teste no campo das chegas, dava para ver o comportamento dos animais que não estão habituados a deslocações nos carros, a ida a sítios estranhos, e gente a gritar ao redor deles. Dos que vi, e já foram oito dos doze inscritos, creio que o bicampeão, dificilmente será destronado este ano, porém, o boi do Acácio Lopes de Montalegre é um forte candidato.
No domingo 26 de Junho, teremos assim, uma final antecipada, da luta entre eles, o boi que ganhar nesse dia, será certamente o campeão deste ano.
Os restantes, embora haja alguns com boa pinta e que darão espectáculo, não me parece que tenham estofo para os dois acima citados.
Uma palavra de apreço aos organizadores: quando nos ocupamos de qualquer coisa, todos gostamos que saia bem, não deixem perder o interesse por uma tradição secular, o desporto preferido e mais apreciado dos Barrosões.
AOS CRIADORES:
“Em jeito de conclusão,
A quem ama a profissão
Que conselho posso dar?
Criai bois, lavrai as terras
Tirai proveito das serras
Que muito têm para vos dar.”
Sem comentários:
Enviar um comentário